» Projeto Construindo o Futuro Replantando

Este projeto tem por objetivo central desenvolver no aluno do Colégio Paraíso com extensão à nossa comunidade escolar a importância da preservação da Natureza, a partir de práticas como o replantio e ornamentação viva da nossa Instituição. Aprender através do cultivo do jardim da escola é uma das melhores formas de desenvolver no estudante individualmente e também na comunidade escolar, a necessidade de se tornarem ecologicamente instruídos e, portanto capazes de contribuir para a construção de um futuro sustentável.

Precisamos ensinar a amar verdadeiramente a natureza e ter prazer em frequentar um ambiente cercado pela beleza e organização. Nossos alunos devem aprender que estamos inseridos na natureza e compreender que não estamos separados dela, mas que somos sim uma parte da mesma, e que, portanto, devemos desempenhar cada qual o seu papel neste contexto de preservação.

> Informações básicas do projeto

Direção e supervisão do projeto: Professoras Jeishar Sarlo e Tânia Sant’Anna
Docentes co-participantes: Eliane Figueiredo e Luciana Scarpa
Local: Jardins do Colégio Paraíso
Cidade: São Gonçalo

> Objetivos específicos:

*Incentivar o cultivo de plantas ornamentais a fim de construir um ambiente agradável, limpo para o bom convívio na nossa escola;

* Demonstrar a importância dos vegetais para a preservação do solo e da vida no planeta, através de atividades práticas pré elaboradas, envolvendo conhecimentos na área de ciências;

*Reconhecer que sem os vegetais não existiria cadeias alimentares, por serem os únicos seres vivos capazes de produzirem seu próprio alimento;

* Conscientizar e alertar acerca das ações nocivas do homem contrárias a preservação do meio ambiente e que por consequência que afetam significantemente nossa qualidade de vida.

> Justificativa do projeto:

Após observar a preocupação Mundial com o meio ambiente, verificamos a necessidade de incentivar os nossos alunos a participarem desta atitude de cidadania, em conjunto com professores e com colegas de diferentes segmentos, objetivando a prática e conscientização do ato de preservar.

> Metodologia utilizada:

* Realizar de forma coletiva e orientada o replantio e a conservação dos jardins da nossa escola, sendo este sob a responsabilidade de alunos e professores.

> Público participante:

*Alunos das turmas de 4º e 5ª anos do Fundamental I (Manhã e Tarde), coordenados pela professora Eliane Figueiredo e Luciana Scarpa e por alunos e dos 6º e 7º anos do Fundamental II, sob a orientação da professora de Ciências Márcia Assis.

> Materiais necessários para o funcionamento apropriado do projeto:

• 08 sacos de terra preta
• 01 kit de Jardinagem
• 100 mudas de Pingo de Ouro
• 04 sacos de lascas de árvores
• 80 mudas de arbustos (a escolher)
• 02 coqueiros ou bananeiras ornamentais (a escolher)

Período: Início 17 de Abril e término em 05 de Junho em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente