» Metodologia

O Colégio Paraíso, organizado como entidade apartidária, inspirando-se nos princípios de liberdade e nos ideais de Solidariedade humana, tem como finalidade difundir e aprimorar a educação na Comunidade a qual está inserida, obedecendo ao previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na legislação em vigor que norteiam as organizações, articulações, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas.
Nossa Instituição ministra a Educação Básica em suas etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio sempre com bases nos princípios de igualdade de condições para acesso e permanência na escola. Também valoriza o respeito à liberdade,assim como o apreço à tolerância, garantindo padrões de qualidade do desempenho de suas funções, optando em trabalhar de forma dinâmica as concepções e ou experiências prévias dos alunos, primando pela qualificação para o trabalho e pelo exercício da cidadania, respeitando os diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural.

As ações efetivas que serão realizadas pelos docentes em sala de aula serão baseadas em objetivos previamente elaborados, com qualidade, sem improvisações e/ou rotinas, tendo em vista a realidade social, isto é, o nível de preparo e as condições sócio-culturais dos alunos. Tais procedimentos terão por finalidade a de assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente quanto aos elementos que compõem o processo de ensino: para que ensinar, o que ensinar a quem ensinar e como ensinar.

Acreditamos, portanto, em uma metodologia baseada na coerência, na flexibilidade que desenvolvam as capacidades intelectuais dos nossos alunos, sem desvalorizar os princípios primordiais que permaneceram o tipo de cidadão que desejamos formar. Esta será eclética na medida em que fará uso tanto de algumas posturas tradicionais de condução do ensino, como também valorizará a visão do indivíduo como elemento construtor de sua própria aprendizagem.

Direção e coordenação pedagógica