Confira 5 benefícios do álbum da Copa para as crianças

Com a aproximação da Copa do Mundo Fifa de 2022, no Catar, crianças, adolescentes e adultos se reuniram em torno de um objetivo: completar o álbum de figurinhas. Além da diversão e do sentimento de torcedor, há diversos benefícios do álbum da Copa para as crianças e adolescentes.

Desde agosto, quando o álbum foi lançado, os colecionadores vêm se reunindo em casa, em praças, na hora do recreio nas escolas e até em shoppings centers para realizar a troca de figurinhas. É que para completar o álbum da Copa do Mundo do Catar 2022 são, ao todo, 670 figurinhas.

Aqui, além dos jogadores de cada seleção, também fazem parte 50 figurinhas especiais e 80 raras. Cada pacote custa cerca de R $4,00 e vem com cinco unidades, que podem ser repetidas. Por isso, a troca é fundamental para preencher toda a edição.

Breve história dos álbuns de figurinhas da Copa do Mundo

O primeiro álbum de figurinhas da Copa que se tem registro é do ano de 1950.  O torneio daquele ano foi a quarta edição e a primeira realizada no Brasil. A edição do álbum foi produzida pela Fábrica de Balas A Americana, e as figurinhas vinham como brinde das ‘Balas Futebol’ lançadas pela empresa alimentícia.

A partir da Copa seguinte, em 1954, até 1966, outras editoras começaram a fabricar álbuns de figurinhas da Copa no Brasil, como a J.D.Campos e a Vecchi. Esses exemplares raríssimos podem valer até R$ 36 mil atualmente, pois são considerados itens de colecionador.

Em 1970, a Panini passou a ser a editora responsável por confeccionar os álbuns de figurinhas oficiais da Copa e permanece até os dias atuais.

Benefícios do álbum da Copa

Agora que você já relembrou alguns fatos importantes sobre a história dos álbuns de figurinhas, vamos aos benefícios que trazem para as crianças e adolescentes.

1. Socialização

O primeiro benefício oferecido pela troca de figurinhas é a socialização. Estar em contato com outras crianças ensina a desenvolver empatia e tolerância, ampliar a visão de mundo, além de aprimorar a comunicação verbal e a linguagem corporal.

Quando os pequenos se reúnem para trocar figurinhas, eles estão tendo a oportunidade de conviver com outras crianças e passam a entender melhor as regras do viver em sociedade.

2. Controle da ansiedade e inteligência emocional

Preencher um álbum de figurinhas da Copa envolve uma série de etapas que demandam das crianças a paciência. Além de comprar os pacotes, há a frustração de quando as figurinhas vêm repetidas e a espera do momento para realizar a troca.

Esse processo ajuda as crianças a controlar a ansiedade e a desenvolver inteligência emocional, ao lidar com a espera de conquistar as figurinhas desejadas.

3. Desenvolvimento da coordenação motora

O processo de conferir as figurinhas e posicioná-las corretamente nos álbuns ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, uma vez que os músculos das mãos são trabalhados. A visão para coisas estáticas também é trabalhada, o que é muito necessário com as crianças expostas a telas por períodos cada vez maiores.

4. Capacidade de argumentação e negociação

Trocar figurinhas é como fechar um negócio, pois envolve reflexão se a troca vale a pena, bem como argumentação sobre as figuras que estão sendo negociadas. Isso aprimora a capacidade argumentativa e a negociação das crianças, habilidades que serão necessárias durante toda a vida.

5. Educação financeira

Os pais e responsáveis podem aproveitar a oportunidade do álbum de figurinhas da Copa para ensinar sobre finanças para as crianças. Por exemplo, incentivá-las a juntar moedas para comprar novos pacotinhos e o valor do dinheiro.

Alegria saudável

Não há dúvidas sobre o quanto colecionar e trocar figurinhas da Copa do Mundo está trazendo vantagens para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Com os pequenos cada vez mais conectados em smartphones, o hábito de se reunir para completar os álbuns é uma tradição bastante saudável que resiste.

Gostou do artigo? Que tal compartilhar para que outros papais e mamães da sua rede possam tomar conhecimento?